Tornar uma marca conhecida envolve o emprego combinado das
ferramentas do marketing. Essas ferramentas incluem a propaganda, a
publicidade, o endomarketing, a identidade corporativa e visual, as promoções e
merchandising, as ações de responsabilidade social e o relacionamento com a
imprensa.
Seguem algumas ações importantes na construção de uma marca forte
e duradoura.
Persistência
Marcas fortes e conhecidas são o resultado de um processo demorado
que exige persistência. Isso significa resistir a modismos, acreditar nos
benefícios do produto e na importância decisiva de comunicar essas vantagens ao
público-alvo.
Posicionamento
Para fazer uma marca forte e conhecida deve-se começar pela clara
definição do segmento que a empresa pretende trabalhar. É fundamental saber o
posicionamento exato da empresa e do produto no mercado.
Valor
A marca deve ter relação de valor com o mercado e trazer a ideia
dos benefícios que o cliente ganha quando compra seu produto.
Integridade
Para se firmar na memória do cliente, a marca precisa de
integridade. Toda promessa de desempenho e satisfação resumida na marca precisa
ser cumprida. Assim, a recomendação básica é que, antes de pensar em fortalecer
a marca, é primordial fortalecer o produto: desempenho, preço, design,
potência, segurança, conforto operacional, sabor, cor, aroma, peso, embalagem,
etc.
Marca e produto precisam estar em perfeita harmonia, fortalecendo-se
reciprocamente no mercado.
Nome
O nome deve ser bem pensado, analisado, pois a escolha de um bom
nome é essencial para a fixação da marca.
Qualidade
Uma exigência do mercado. Essa é uma condição absoluta, a empresa
precisa manter a qualidade do produto. Quando a marca promete mais do que o
produto pode cumprir, ambos perdem.
Realimentação/Publicidade
A ligação do cliente com a marca precisa ser alimentada de forma
sistemática por meio de divulgação permanente.
Monitoração
O mercado é extremamente dinâmico, com mudanças rápidas no
comportamento dos clientes. Por isso, as reações do cliente em relação à marca
e aos produtos precisam ser analisadas de forma sistemática em períodos
regulares.
Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910
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