O que as marcas “cools” do mundo tem em comum? E o que faz essas marcas e tantas outras serem tão “cool”?
Levantamento recente da Pitanga Digital Branding, consultoria em branding digital, revelaram práticas comuns entre as marcas mais conhecidas como APPLE, NIKE, BANG & OLUFSEN, entre outras.
Aqui vão algumas dicas para tornar a sua marca mais cool. Confira:
1. Saiba qual é o seu fator de sucesso e dê autenticidade a ele
No coração da sua marca está uma idéia atraente: Seu fator de sucesso. Sabendo qual é esse fator, o próximo passo será dar autenticidade a esse fator. Dando autenticidade, você ganha credibilidade.
2. Cumpra suas promessas
Faça uma única promessa que seja diferente, mas significativa para os seus clientes; em seguida, cumpra essa promessa melhor do que ninguém. Sua marca é essencialmente uma promessa que sua empresa deve cumprir. Faça a promessa certa, para os clientes certos, pelas razões certas.
3. Faça o Brand Book da sua Marca
Faça uma auditoria interna e externa da marca.
Comece pela definição da expressão verbal de sua marca, visão, missão, atributos e personalidade. Este documento deve ser bem pensado e articulado para que a execução da expressão visual da marca siga uma direção clara. Assim que a expressão visual estiver completa, todos os elementos devem ser combinados em um brand book para servir como norte para todas as ações da empresa.
4. Tenha uma mensagem clara
Aproveite o tempo para descobrir o que faz da sua marca especial. Veja se você está fazendo um bom trabalho de comunicação. A sua mensagem é clara? Preste atenção em como as pessoas lhe apresentam aos seus contatos próximos. O que elas dizem coincide com a percepção que você tem de você mesmo? Se elas deixam para você explicar quem você é e o que você faz, então elas estão tão confusas ou realmente não tem idéia do que você faz.
5. Preste atenção aos mínimos detalhes
Vocês já perceberam que toda marca cool dá uma atenção especial aos mínimos detalhes? Pense na última vez em que você recebeu um convite especial (físico) que lhe fez sentir especial. Esse convite foi impresso ou escrito a mão?
Pense naqueles toques especiais que irão mostrar a seus clientes que você estava pensando neles.
6. Venda uma experiência
As empresas esquecem que as pessoas não compram produtos, mas experiências. É por isso que o iPad da Apple supera todos os tablets, não importando o preço ou as ofertas dos concorrentes. Lembre-se: as pessoas não compram pasta de dentes, elas compram dentes mais brancos e uma boca saudável. Então, concentre seus esforços na experiência que o seu produto oferece e não no produto em si.
7. Crie seu próprio vocabulário
Crie e use palavras e expressões suas. Elas lhe confiarão uma imagem de especialista.
8. Seja consistente
Depois de decidir como quer que as pessoas vejam sua marca, você precisa pensar no que fazer para mantê-las pensando dessa forma. Portanto, você deverá ser muito consistente na forma como entrega. Sendo consistente você constrói confiança. Inconsistência é um obstáculo fatal para qualquer marca.
9. Conte uma história
Se a sua empresa é uma pessoa, quais as características que essa pessoa tem? Será que é engraçada, séria, jovem, moderna, clássica? Agora comece a criar conteúdo (posts, vídeos, imagens, etc.) a partir do ponto de vista desse personagem.
10. Seja especial
Todo mundo quer o que ninguém tem. Considere oferecer um produto somente para convidados para atrair os influenciadores e formadores de opinião. Convide-os a usá-lo primeiro.
11. Conheça a concorrência
Conheça a sua concorrência. Saiba o que dizem, como dizem, porque dizem. Nada é mais prejudicial para a relevância de uma marca do que afirmações equivocadas e presunçosas sobre a concorrência.
12. Conquiste um nicho
Se você se concentrar em um nicho, isso lhe poupará tempo e dinheiro. Por exemplo, você pode direcionar a uma localidade específica, demográfica ou mesmo psicográfica para afinar sua audiência. Ao fazer isso, você será capaz de aumentar significativamente sua visibilidade, o que acabará por lhe permitir a entrar em outros mercados.
Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910
Curta: www.facebook.com/pizzetticonsultoria
Levantamento recente da Pitanga Digital Branding, consultoria em branding digital, revelaram práticas comuns entre as marcas mais conhecidas como APPLE, NIKE, BANG & OLUFSEN, entre outras.
Aqui vão algumas dicas para tornar a sua marca mais cool. Confira:
1. Saiba qual é o seu fator de sucesso e dê autenticidade a ele
No coração da sua marca está uma idéia atraente: Seu fator de sucesso. Sabendo qual é esse fator, o próximo passo será dar autenticidade a esse fator. Dando autenticidade, você ganha credibilidade.
2. Cumpra suas promessas
Faça uma única promessa que seja diferente, mas significativa para os seus clientes; em seguida, cumpra essa promessa melhor do que ninguém. Sua marca é essencialmente uma promessa que sua empresa deve cumprir. Faça a promessa certa, para os clientes certos, pelas razões certas.
3. Faça o Brand Book da sua Marca
Faça uma auditoria interna e externa da marca.
Comece pela definição da expressão verbal de sua marca, visão, missão, atributos e personalidade. Este documento deve ser bem pensado e articulado para que a execução da expressão visual da marca siga uma direção clara. Assim que a expressão visual estiver completa, todos os elementos devem ser combinados em um brand book para servir como norte para todas as ações da empresa.
4. Tenha uma mensagem clara
Aproveite o tempo para descobrir o que faz da sua marca especial. Veja se você está fazendo um bom trabalho de comunicação. A sua mensagem é clara? Preste atenção em como as pessoas lhe apresentam aos seus contatos próximos. O que elas dizem coincide com a percepção que você tem de você mesmo? Se elas deixam para você explicar quem você é e o que você faz, então elas estão tão confusas ou realmente não tem idéia do que você faz.
5. Preste atenção aos mínimos detalhes
Vocês já perceberam que toda marca cool dá uma atenção especial aos mínimos detalhes? Pense na última vez em que você recebeu um convite especial (físico) que lhe fez sentir especial. Esse convite foi impresso ou escrito a mão?
Pense naqueles toques especiais que irão mostrar a seus clientes que você estava pensando neles.
6. Venda uma experiência
As empresas esquecem que as pessoas não compram produtos, mas experiências. É por isso que o iPad da Apple supera todos os tablets, não importando o preço ou as ofertas dos concorrentes. Lembre-se: as pessoas não compram pasta de dentes, elas compram dentes mais brancos e uma boca saudável. Então, concentre seus esforços na experiência que o seu produto oferece e não no produto em si.
7. Crie seu próprio vocabulário
Crie e use palavras e expressões suas. Elas lhe confiarão uma imagem de especialista.
8. Seja consistente
Depois de decidir como quer que as pessoas vejam sua marca, você precisa pensar no que fazer para mantê-las pensando dessa forma. Portanto, você deverá ser muito consistente na forma como entrega. Sendo consistente você constrói confiança. Inconsistência é um obstáculo fatal para qualquer marca.
9. Conte uma história
Se a sua empresa é uma pessoa, quais as características que essa pessoa tem? Será que é engraçada, séria, jovem, moderna, clássica? Agora comece a criar conteúdo (posts, vídeos, imagens, etc.) a partir do ponto de vista desse personagem.
10. Seja especial
Todo mundo quer o que ninguém tem. Considere oferecer um produto somente para convidados para atrair os influenciadores e formadores de opinião. Convide-os a usá-lo primeiro.
11. Conheça a concorrência
Conheça a sua concorrência. Saiba o que dizem, como dizem, porque dizem. Nada é mais prejudicial para a relevância de uma marca do que afirmações equivocadas e presunçosas sobre a concorrência.
12. Conquiste um nicho
Se você se concentrar em um nicho, isso lhe poupará tempo e dinheiro. Por exemplo, você pode direcionar a uma localidade específica, demográfica ou mesmo psicográfica para afinar sua audiência. Ao fazer isso, você será capaz de aumentar significativamente sua visibilidade, o que acabará por lhe permitir a entrar em outros mercados.
Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910
Curta: www.facebook.com/pizzetticonsultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário