O natal está chegando, e para o varejo é o período das “vacas
gordas”, época em que na sua grande maioria, é onde o lojista mais fatura
durante o ano. Muitas empresas chegam a faturar no período de natal o
equivalente a receita de quase metade do seu ano de atividade.
De todos os cantos surgem as mais variadas ações promocionais, campanhas e forças de vendas empenhadas e determinadas a saltar em cima dos consumidores e vender o máximo que for possível, afinal, este é o período em que se obtém os maiores números de P.A. (peças por atendimento) nas vendas.
Para a sorte de algumas empresas, muitas outras cometem o maior dos erros: A falta de planejamento .
Sem o devido planejamento, muitas vendas são perdidas para
os concorrentes, que ”fisgam” os consumidores pela atenção, atraídos por ações mais
elaboradas, sejam por suas vitrines bem produzidas, ações com perfeita execução
ou outras ações que um bom planejamento de marketing e vendas pode
proporcionar.
Com a falta de planejamento, as empresas se limitam no que
tange às ações promocionais e vendas, pois a cada ano o mercado e seus
consumidores sofrem uma “mutação de consumo”, advindos de novos hábitos e
costumes, desta forma, não há uma regra geral para a construção das ações, pois
o consumidor está em constante evolução, e cada vez mais aumentando seu índice
de exigência e ficando gradativamente mais seleto em relação a qual - ou quais
- ação promocional escolher.
É comum, ainda, empresas utilizando as mesmas ações de anos passados, ou então
iniciando suas ações – quando há - atrasadas ou muito antes da hora. Há também
as que preferem fazer o que outras estão fazendo, usando o pensamento de que se
dá certa para um, pode dar para outros também.
O ponto em comum nessas empresas que agem sem o devido planejamento é que o
efeito que causam nos consumidores é o mesmo: Indiferença.
Sem boas estratégias, o consumidor passa por sua vitrine, anúncio ou abordagem
de forma indiferente, pois não há algo que prenda sua atenção, que lhe
proporcione o brilho no olhar e desperte seu desejo incontrolável de compra.
Desta forma, a regra de ouro para conquistar os melhores
resultados neste fim de ano que se aproxima, bem como durante todo o ano, é
estabelecer um bom planejamento de
marketing e vendas: Construir ações promocionais que realmente interesse
seus clientes e público alvo, estipular uma regra para a produção e troca
periódica de sua vitrine, compor de forma global sua identidade visual,
alinhando desde o letreiro, sacolas aos cartões de visitas, iniciar o processo
de construção de uma base de dados para a realização de ações de marketing de
relacionamento, entre outras dezenas de ações que, alinhadas e bem executadas,
proporcionarão os melhores resultados em suas vendas.
O que é melhor para sua empresa: conquistar e reter os
consumidores ou deixar que o concorrente do outro lado da rua o faça?
Acorde! Seus concorrentes querem o mesmo que você: O seu cliente.
Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910
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