sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Preparado para as ações de fim de ano?

O natal está chegando, e para o varejo é o período das “vacas gordas”, época em que na sua grande maioria, é onde o lojista mais fatura durante o ano. Muitas empresas chegam a faturar no período de natal o equivalente a receita de quase metade do seu ano de atividade.

De todos os cantos surgem as mais variadas ações promocionais, campanhas e forças de vendas empenhadas e determinadas a saltar em cima dos consumidores e vender o máximo que for possível, afinal, este é o período em que se obtém os maiores números de P.A. (peças por atendimento) nas vendas.

Para a sorte de algumas empresas, muitas outras cometem o maior dos erros: A falta de planejamento .
Sem o devido planejamento, muitas vendas são perdidas para os concorrentes, que ”fisgam” os consumidores pela atenção, atraídos por ações mais elaboradas, sejam por suas vitrines bem produzidas, ações com perfeita execução ou outras ações que um bom planejamento de marketing e vendas pode proporcionar.

Com a falta de planejamento, as empresas se limitam no que tange às ações promocionais e vendas, pois a cada ano o mercado e seus consumidores sofrem uma “mutação de consumo”, advindos de novos hábitos e costumes, desta forma, não há uma regra geral para a construção das ações, pois o consumidor está em constante evolução, e cada vez mais aumentando seu índice de exigência e ficando gradativamente mais seleto em relação a qual - ou quais - ação promocional escolher.
É comum, ainda, empresas utilizando as mesmas ações de anos passados, ou então iniciando suas ações – quando há - atrasadas ou muito antes da hora. Há também as que preferem fazer o que outras estão fazendo, usando o pensamento de que se dá certa para um, pode dar para outros também.
O ponto em comum nessas empresas que agem sem o devido planejamento é que o efeito que causam nos consumidores é o mesmo: Indiferença.
Sem boas estratégias, o consumidor passa por sua vitrine, anúncio ou abordagem de forma indiferente, pois não há algo que prenda sua atenção, que lhe proporcione o brilho no olhar e desperte seu desejo incontrolável de compra.

Desta forma, a regra de ouro para conquistar os melhores resultados neste fim de ano que se aproxima, bem como durante todo o ano, é estabelecer um bom planejamento de marketing e vendas: Construir ações promocionais que realmente interesse seus clientes e público alvo, estipular uma regra para a produção e troca periódica de sua vitrine, compor de forma global sua identidade visual, alinhando desde o letreiro, sacolas aos cartões de visitas, iniciar o processo de construção de uma base de dados para a realização de ações de marketing de relacionamento, entre outras dezenas de ações que, alinhadas e bem executadas, proporcionarão os melhores resultados em suas vendas.

O que é melhor para sua empresa: conquistar e reter os consumidores ou deixar que o concorrente do outro lado da rua o faça?
Acorde! Seus concorrentes querem o mesmo que você: O seu cliente.

Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910

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