segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A importância do primeiro passo

O primeiro passo é a etapa mais importante de todas. Mas não é necessariamente o ato de iniciar o percurso, de literalmente colocar os pés no chão em busca dos objetivos, o primeiro passo é dado muito antes, ao definir o que se quer e aonde se quer chegar.

Muitos empresários distorcem este entendimento ao pensar que colocar em prática uma ideia ou sonho é dar o primeiro passo, e por isso acabam se perdendo no meio do caminho ao perceberem que as coisas não estão saindo como imaginado: público consumidor diferente do pretendido, empresa se encaminhando para rumos incertos, entre outros.

Qual o seu propósito?

Antes de iniciar qualquer jornada, esta deve ser a primeira pergunta a ser feita para si mesmo, pois de que adianta despender forças a um projeto que visa a “fama” e o “status”, se o que realmente você quer é ter tranqüilidade e privacidade pessoal? Vale a pena iniciar um projeto audacioso e arriscado se no fundo você quer carreira e estabilidade?
É preciso, antes de qualquer coisa, saber o que você quer!

Iniciando a jornada

Somente a partir da definição de “o que você quer” é que se pode efetivamente iniciar uma jornada com maior precisão, pois sem a identificação de um objetivo principal, de um propósito, não é possível definir as premissas necessárias para conquistar este objetivo. Ou seja, para saber qual rumo seguir, é preciso, antes de tudo, saber para onde quer ir.

NÃO PERCA AS PRÓXIMAS POSTAGENS
Cadastre-se e receba nosso conteúdo VIP 100% gratuito.

Mas como eu consigo fazer tudo isso?

Existem algumas opções no mercado, tanto de ferramentas quanto de consultorias especializadas.
Eu utilizo em meus clientes uma metodologia própria, a partir da aplicação do BMG (para empresas) ou do BMY(para profissionais), ambos ferramentas para criação e modelagem de negocios, onde é possível mapear objetivos e a operacionalização do negócio:

1) Formas de geração receitas
2) Fontes de custos
3) Recursos e Atividades chave
4) Definição de parceiros chave
5) Definição de público alvo e clientes
6) Canais e relacionamento com clientes
7) Proposta de valor do negócio (produto ou serviço)

A partir deste mapeamento, é possível ter todas as premissas necessárias para a criação das estratégias e as definições de caminhos a serem traçados em busca dos objetivos desejados. Sem isso, é como estar em alto mar em um bote sem remos, velas ou motor, totalmente à deriva e dependente das marés.

Mas lembre-se: mesmo após estar com um projeto ou empresa formalizada, nunca é tarde para dar o primeiro passo!

Eduardo Pizzetti } Soluções Estratégicas
contato@pizzetticonsultoria.com.br - 48 9661.3910


Nenhum comentário:

Postar um comentário