O PDCA é utilizado
largamente e com sucesso nas empresas para o aumento do controle da qualidade
de seus processos.
Tem por objetivo controlar atividades e pode ser utilizado
para o planejamento e monitoramento da qualidade dos processos de uma
organização, pontos fundamentais e vitais para a sucesso de qualquer empresa.
1º passo: PLAN (Planejar)
O primeiro passo para a aplicação
do PDCA é o estabelecimento de um plano, ou um planejamento que deverá ser
estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa e onde devem ser
consideradas três fases importantes:
a)
Definição dos objetivos
b)
Definição dos caminhos a serem
traçados
c)
Definição do método que será
utilizado
A boa elaboração do plano evita
falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo, portanto,
para um bom aproveitamento desta etapa do PDCA, é importante levar em
consideração a realização de alguns procedimentos:
• Estudar o processo atual;
• Coletar dados para identificar problemas;
• Analisar os dados;
• Desenvolver um plano de melhorias;
• Especificar as métricas para analisar os planos;
2º passo: DO (Agir)
O segundo passo do PDCA é a execução do plano, é
por em pratica todas as definições da etapa anterior e a coleta de dados para
posterior análise:
• Implementação do plano;
• Definição dos responsáveis e prazos;
• Documentação das mudanças;
• Coleta sistemática de dados para avaliação
As ações devem ter responsáveis definidos e
prazos aceitáveis, para que as coisas não sejam feitas de forma atabalhoada e
nem caiam no esquecimento.
NÃO PERCA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!
3º passo: CHECK (Analisar)
O terceiro passo do
PDCA é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dados coletados, visando mensurar se as ações tomadas foram eficazes e
alcançaram o resultado esperado. Utilizando-se de ferramentas estatísticas, devemos
ter um retrato fiel da situação anterior às ações e como o processo se
comportou após as ações.
Nesta
fase podem ser detectados erros ou falhas;
4º passo: ACT (Ação)
O último passo do PDCA é a
realização das ações, ou seja, é o momento de padronizar
tudo aquilo que deu certo, para que a repetição se torne uma rotina. Elabore ou
modifique instruções de trabalho, procedimentos e o que mais for necessário
para que as ações que deram resultados sejam mantidas e o problema não volte a
acontecer.
Para os resultados negativos,
deve-se repetir, ou aplicar o ciclo PDCA novamente, para identificar o que não
deu certo e implementar as ações corretivas necessárias.
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