sábado, 1 de outubro de 2016

Whatsapp para vendas: Dicas matadoras!

Quando se fala em vendas e marketing, boa parte dos profissionais ainda estão ligados, quase que umbilicalmente, aos tradicionais meio de comunicação e força de vendas. Muitos não apostam no poder do Mobile (celular), mas segundo dados, estatísticas e tendências, tudo está caminhando para esta plataforma.



Segundo dados de 2015 do IBGE, no Brasil, o celular é o principal meio de acesso à internet (80,4%). Quem neste exato momento não está lendo este artigo através de seu smartphone, ou está com ele a pelo menos meio metro de distância?

Desta forma, pensando no marketing e na força de vendas, não há como descartarmos esta plataforma como uma das principais a ser utilizada em nossos planejamentos comerciais e de marketing. Principalmente pela massificação do uso do aplicativo Whatsapp, principal meio de comunicação mobile da atualidade devido à sua gratuidade.
Como você está usando esta tendência em favor de suas vendas?

A primeira impressão é a que fica

Assim como em qualquer canal de comunicação e de marketing, ter uma boa aparência é essencial para a empresa causar uma boa impressão aos clientes: Ter logotipo e materiais de comunicação bem elaborados, possuir um website e redes sociais de maneira profissional, ter um bom layout, vitrines, estrutura e afins. E não é diferente com o Whatsapp, afinal, embora menos formal, ele faz parte de seu mix de marketing, por isso deve ser tratado com profissionalismo.

Desta forma, para um bom uso visual do Whatsapp de sua empresa, é preciso:

• Ter um aparelho celular para uso da empresa;
• Utilizar o nome da empresa na configuração;
• Usar a logo ou foto da campanha como imagem de identificação;
• Utilizar o website, slogan ou descrição relacionada à empresa na configuração de “status”;


Ok, a partir de agora você estará visualmente apto a utilizar a ferramenta.

Quem tem a informação tem o poder

Para qualquer empresa que deseja potencializar sua força de vendas e a fidelização de seus clientes, é vital que seja utilizada a prática de armazenar os dados de seus clientes, seja através de sistema de CRM, planilha de Excel ou até mesmo no caderninho, pois o importante, de fato, é possuir os dados de seus clientes. Quanto mais informação a respeito deles e de seu histórico de atividades com a empresa, melhor.

Agora basta pegar o número de celular de cada um deles, e salvar na agenda de contatos do celular, e depois atualizar a lista no aplicativo, como demonstrado na imagem A, ou então, adicionar o número diretamente através do aplicativo, onde automaticamente será salvo na agenda de seu celular, como demonstrado na imagem B:


Rotina: Ingrediente para o sucesso

Da mesma maneira que uma loja fechada não gera receita, a falta de utilização ou o uso não adequado da ferramenta, não gerará retorno positivo para a empresa.

Uma vez que você utiliza o Whatsapp como ferramenta de marketing/venda, automaticamente você assume um novo canal de atendimento ao cliente, pois assim como o telefone, fax, e-mail, e atendimento pessoal, ele é um meio de comunicação bilateral - onde emissor e receptor alternam seus papéis -, ou seja, da mesma maneira que você pode iniciar uma comunicação com seu cliente, o seu cliente pode iniciar uma comunicação com sua empresa através da mesma plataforma.
Acredito que todos sabem o que acontece quando não damos atenção ao cliente, né?

Desta forma, é preciso estabelecer uma rotina de jamais se esquecer de ligar o celular e o aplicativo ao iniciar as atividades da empresa, afinal, creio que você não quer deixar de atender os clientes interessados em saber sobre seus produtos e serviços.

Relacionamentos geram vendas

Se o relacionamento é a maneira com que as pessoas se tratam e se comunicam, no meio empresarial essa máxima se eleva, pois quanto melhores os relacionamentos, mais confiantes ficam ambas as partes e, definitivamente, devido a vasta gama de ofertas, das mais variadas qualidades e procedências, os clientes tendem a cada vez mais, dar a preferência de compras aos que eles confiam.

Quando a empresa se coloca como parceira do cliente, mantendo contatos que vão além da venda, as chances desse cliente se tornar fiel são maiores. Desta forma:

1) Inicie conversas: Fuja das frases prontas e clichês de vendas. Inicie conversas reais com seus clientes, nem que seja apenas para desejar um bom dia ou uma boa tarde. Deixe de lado de uma vez por todas, a pratica de somente iniciar conversa para lhe oferecer algo, pois esta atitude só fará com que sua empresa caia na vala comum como tantas outras, fazendo com que seus clientes pensem ser apenas mais uma querendo tirar o dinheiro de sua carteira.

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2) Envie fotos: O uso de fotos (crua ou arte publicitária), ajuda na ativação da percepção visual de seus clientes. Tem um produto em promoção ou com condição especial de pagamento, envie a foto dele para seus clientes. Por sermos seres intensamente visuais, isso fará com que a percepção de sua mensagem seja aumentada.

3) Grave áudios e vídeos: A utilização de vídeos, além de explorar de maneira diferente a percepção visual de seus clientes, é uma forma mais ampla de demonstração de produtos e serviços, é quase como se o cliente estivesse pessoalmente na loja. E o uso de áudios, é uma maneira prática para ambos, de repassar mensagens um pouco mais longas.

4) Esteja pronto para responder: Afinal, como dito anteriormente, sabemos o que acontece quando não é dada a devida atenção ao cliente... Seus concorrentes estão loucos para que você cometa este erro!

Extraindo os melhores resultados

A vantagem da utilização do Whatsapp como ferramenta de marketing, além da praticidade e gratuidade, é devido à forma como proporciona o estreitamente da relação empresa/cliente. Além do mais, permite que todos os clientes recebam a mensagem, sem o risco de cair em caixa de spam (como ocorre via e-mail), ou de seu cliente não ver ou ouvir (como ocorre via tv, rádio, jornal ou revista), ou de simplesmente ir parar no lixo (como flyers, panfletos ou i formativos). E também, de maneira facilitada, proporciona ao cliente uma interação facilitada e imediata com sua empresa.
Entretanto, quando a finalidade for venda/divulgação, é preciso usar o bom senso para não agredir o cliente com uma enxurrada de mensagens publicitárias, podendo ser dosada em ações como:

• Datas comemorativas;
• Look do Dia (para lojas de confecção);
• Oferta do dia/semana;
• Produtos promocionais;
• Sorteios;
• Divulgação de ações promocionais em vigor na empresa;
• Aniversário do cliente;
• Entre outras.

Conclusão

O Whatsapp, assim como a utilização da internet móvel, é tendência, e não podemos descartar a extensão/migração de nossas ações de marketing e vendas para esta plataforma, pois além de proporcionar a facilidade e os benefícios das quais outras plataformas e canais não proporcionam, cada vez mais pessoas estão conectadas neste canal de comunicação, o que torna mais direcionado e otimizados os investimentos em marketing e vendas.

Obs.: É vital para qualquer empresa, antes de qualquer investida, que haja a formulação de um planejamento de marketing. Só assim é possível extrair melhores resultados nas ações de marketing e vendas. 

Obs 2.: Se você já está apto e engajado a utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing e vendas, não se esqueça de divulgar seu número em todos os seus canais de comunicação, desde o seu website até seus materiais impressos.

O meu Whatsapp é (48) 9661-3910, me adicione caso precise de algo, ou simplesmente para trocar uma ideia!


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