quarta-feira, 27 de abril de 2016

Utilizando o Linkedin para montar equipe de vendas?

Na postagem anterior, falei em como montar equipes de vendas, utilizando o Facebook como ferramenta de pesquisa. Hoje vou abordar o mesmo foco "montar equipes de vendas", mas desta vez utilizando o Linkedin.



Para quem não conhece, o Linkedin é a maior rede social de profissionais do mundo, é uma rede social voltada exclusivamente para negócios, networking, oportunidades de emprego e afins, por isso, é um lugar imprescindível para ser analisada e também utilizada para buscar representantes.

O Linkedin poderá ser utilizado tanto para a busca de profissionais, como para validar algumas informações e perfil de representantes que você já possui em sua equipe, ou que achou através de outros lugares, como indicação, facebook, etc. Se você não possui uma conta no Linkedin, acesse www.linkedin.com e cadastre-se.

Após acessar, no menu superior central de busca, digite o nome da pessoa que você quer analisar, ou caso queira buscar novos profissionais, digite por exemplo “representante  moda feminina”, na seqüência aparecerá dezenas de páginas com perfis relacionadas ao termo da pesquisa.

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Mas assim como no facebook, o Linkedin também possui grupos, que pode ser consultado no mesmo local de busca, porém, basta clicar no nome “Grupos” que fica no lado superior esquerdo da tela.

O linkedin é basicamente o currículo profissional do usuário, onde é relatado suas graduações, cursos, experiências profissionais, etc. É possível também analisar outros pontos bastante relevantes, que são:

Recomendações:
 No final da página existe um campo onde outras pessoas recomendam o usuário por suas competências, como por exemplo: marketing, gestão, gerenciamento, internet, computadores, programação, etc... Cruzando as informações das recomendações, experiências profissionais e graduações, é possível traçar um perfil do profissional.

Publicações:
No perfil do usuário, é possível ver suas publicações, tais como compartilhamento de notícias, artigos, etc, desta forma, se torna um bom canal de avaliação do perfil profissional do usuário.

Mas vale sempre lembrar que o importante é avaliar as semelhanças e contradições encontradas nas informações entre uma rede e outra, para traçar com maior precisão o perfil do profissional.



Eduardo Pizzetti } Consultor Estratégico

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