quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Como usar o Facebook para montar uma incrível equipe de venda

Qualquer marca para ser bem sucedida precisa vender bem, precisa ser uma fonte geradora de lucros. Para isso, exceto marcas que possuem vendas via e-commerce, é preciso que haja uma equipe de vendas matadora, seja vendedores, para o caso das monomarcas (lojas próprias) ou representantes comerciais, para as marcas que vendem para lojistas.

Mas a grande maioria dos empresários anda pecando, e muito, em fatores que conseqüentemente abalam suas marcas. No caso das empresas que possuem representantes comerciais, o desafio é ainda maior, pois na grande maioria das vezes os representantes não trabalham apenas com uma marca. Certa vez conheci um representante que possuía em sua mala 12 marcas, e sabe o que acontece? A maior parte delas nem é vista pelo cliente lojista. Neste caso, tem preferência a marca que vende mais, que gera maior receita para o representante. As demais perdem, e MUITO, dinheiro com mostruários nas mãos de representantes que sequer apresentam os produtos para os lojistas.



No mercado da moda o tempo é dinheiro, literalmente, pois em algumas semanas ou dias, sua marca poderá perder milhares de reais em vendas. Você já percebeu que quando sua equipe de vendas sai com o mostruário atrasado, o seu resultado final de vendas é comprometido? Por isso, saber onde procurar é essencial para minimizar o risco de erros e economizar tempo. É como ir ao supermercado, você não procura carne na seção de limpeza... Você pode até tentar, mas será em vão, perderá seu tempo.

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Estou escrevendo um livro sobre como construir marcas de valor, onde abordarei diversos temas vitais para o crescimento e o fortalecimento de marcas, e por isso resolvi antecipar um resumo de uma pequena parte de um dos temas, que é a estruturação de equipes de vendas.
Enfim, entre diversas formas que citarei no livro, e que utilizo constantemente com meus clientes para achar ótimos representantes comerciais, vou citar uma delas, que é procurar estes profissionais tão desejados, através do Facebook.

Procurando no Facebook

Acessando o Facebook, no menu superior de busca, você pode digitar, por exemplo “representante moda feminina”, onde aparecerá o perfil de pessoas, páginas e grupos relacionado ao termo da busca. Agora basta reservar algum tempo e iniciar suas análises. O mais indicado é pesquisar nos grupos do facebook, isso fará você economizar um tempo enorme, uma vez que os grupos reúnem as pessoas, sendo assim, você terá acesso a milhares de representantes em um único local.

Por ser uma rede massivamente utilizada, possibilita a realização de analises de seus aspectos comportamentais e sociais, e que são extremamente importantes, pois caracterizam e influenciam no seu perfil profissional.

Analisar seu perfil pessoal, suas fotos e informações, é extremamente relevante para identificar quais marcas essa pessoa representa e quais ela dá a preferência, analisando a freqüência com que divulga cada marca, bem como avaliar quais suas filosofias, crenças e modo de pensar, para fins de verificar se o perfil vai de encontro aos valores que a sua marca possui.

Analisando sua capacidade financeira

Outro ponto muito importante, mas quase sempre passa despercebido pela maioria dos gestores, é verificar pontos que demonstrem a capacidade financeira do representante.
Analisar como é sua moradia, seu estilo de vida e o seu carro de trabalho, são exemplos de como avaliar seu resultado profissional, pois, se a pessoa for de fato um bom representante, ele certamente deve tirar ótimos pedidos, gerando grandes comissões, e automaticamente elevando seu padrão de vida.

Um dos pontos que mais analiso em um representante, além de sua atuação nas redes sociais, é o seu carro de trabalho, afinal, a representação é o seu “ganha-pão”. Carros velhos, sem manutenção, etc, são atitudes que demonstram que o representante não investe ou não se preocupa com seu instrumento de trabalho. Você deixaria um dentista tratar seus dentes com uma broca velha e enferrujada?

Conclusão

O Facebook, por ser uma ferramenta massivamente utilizada, é um local potencial para achar profissionais que poderão compor sua equipe de vendas, no entanto, é imprescindível levar em consideração as análises de perfil para avaliar a eficiência e a probabilidade do profissional “vingar” em sua equipe de vendas.
Jamais ignore estas análises, afinal, você não quer correr o risco de ficar com um mostruário no fundo da mala, perdendo tempo e dinheiro, né? Isso quando você não perde todo o mostruário...

Coloque em prática esta dica, e comprove você mesmo sua eficiência.
Qualquer dúvida entre em contato comigo.

Eduardo Pizzetti } Consultor Estratégico


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