O propósito pode ser definido como a razão de sua empresa existir, não apenas para os clientes, mas também para os seus funcionários e para a sociedade. É um modo único e autêntico pela qual sua marca fará a diferença.
Se sua empresa deixasse de existir, o que o mundo perderia com isso?
O propósito da marca é – ou pelo menos deveria ser - algo presente desde o seu nascimento. É aquilo que motiva a marca estar presente no mercado, sendo aplicado em todas as suas ações, pautado em valores sólidos e praticado diariamente, sobre os quais se sustentam as relações que a marca cria com o seu público. Por isso, ele deve ser autêntico e jamais poderá ser forjado, pois é intrínseco de sua cultura e deve ser trabalhado diariamente, por todos que representam a marca, dentro ou fora da empresa.
Resumidamente seria algo como: o propósito dá o sentido e a estratégia indica qual a direção deverá ser seguida. Ou seja, o propósito sustenta a cultura e os valores da organização, guiando a criação das estratégias, que definirão quais caminhos deverão ser seguidos
Sem um propósito, a marca é como uma construção em um terreno acidentado, com dificuldades em se manter ilesa, além do mais, sua ausência faz com que a marca não consiga transmitir autenticidade, fazendo com que suas ações possam ser entendidas como levianas, ou movidas apenas pela necessidade financeira, visando somente o lucro.
Ou seja, a essência de um propósito é o que dá um significado maior à existência de uma marca, bem como às suas vendas. Um exemplo disso é uma marca de creme dental que tem como propósito melhorar a autoestima e o bem estar das pessoas através de um sorriso bonito, inclusive, realizando ou participando de projetos sociais que visam o tratamento bucal gratuito, ou ações similares.
Tenho certeza que você, sabendo deste fato, não se importaria nem em pagar um pouco a mais por este creme dental em sua próxima ida ao supermercado, não é mesmo?!
Muitas empresas possuem um propósito, porém não sabe o que fazer com ele. Um propósito irá nortear todas as áreas da empresa, como finanças, marketing, produtos, atendimento ao cliente, vendas, entre outros, o que proporcionará objetividade e maior sintonia organizacional.
Sendo assim, para criar um propósito para sua empresa, antes de tudo é preciso perguntar a si mesmo:
• Qual a razão da existência de sua empresa?
• Por qual motivo você acorda e vai trabalhar todos os dias?
Para a construção do propósito de sua empresa, você deverá seguir alguns critérios chave para montá-lo:
• Jamais confunda propósito com objetivo;
• Ele deverá vir do coração e não da mente;
• Quanto mais inspirador, melhor;
• Deverá passar um sentimento agradável;
• O foco jamais poderá ser financeiro;
• Transmita-o em poucas palavras;
• E que seja de fácil compreensão;
Lembre-se, o propósito é o que você entrega a seus clientes, independentemente do produto ou serviço que você ofereça, e, quanto mais o seu público perceber e ter afinidade com este propósito, maior será a possibilidade do aumento do interesse de compra e do grau de fidelização destes clientes com sua empresa.
Se sua empresa deixasse de existir, o que o mundo perderia com isso?
O propósito da marca é – ou pelo menos deveria ser - algo presente desde o seu nascimento. É aquilo que motiva a marca estar presente no mercado, sendo aplicado em todas as suas ações, pautado em valores sólidos e praticado diariamente, sobre os quais se sustentam as relações que a marca cria com o seu público. Por isso, ele deve ser autêntico e jamais poderá ser forjado, pois é intrínseco de sua cultura e deve ser trabalhado diariamente, por todos que representam a marca, dentro ou fora da empresa.
Resumidamente seria algo como: o propósito dá o sentido e a estratégia indica qual a direção deverá ser seguida. Ou seja, o propósito sustenta a cultura e os valores da organização, guiando a criação das estratégias, que definirão quais caminhos deverão ser seguidos
Sem um propósito, a marca é como uma construção em um terreno acidentado, com dificuldades em se manter ilesa, além do mais, sua ausência faz com que a marca não consiga transmitir autenticidade, fazendo com que suas ações possam ser entendidas como levianas, ou movidas apenas pela necessidade financeira, visando somente o lucro.
Ou seja, a essência de um propósito é o que dá um significado maior à existência de uma marca, bem como às suas vendas. Um exemplo disso é uma marca de creme dental que tem como propósito melhorar a autoestima e o bem estar das pessoas através de um sorriso bonito, inclusive, realizando ou participando de projetos sociais que visam o tratamento bucal gratuito, ou ações similares.
Tenho certeza que você, sabendo deste fato, não se importaria nem em pagar um pouco a mais por este creme dental em sua próxima ida ao supermercado, não é mesmo?!
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Muitas empresas possuem um propósito, porém não sabe o que fazer com ele. Um propósito irá nortear todas as áreas da empresa, como finanças, marketing, produtos, atendimento ao cliente, vendas, entre outros, o que proporcionará objetividade e maior sintonia organizacional.
Sendo assim, para criar um propósito para sua empresa, antes de tudo é preciso perguntar a si mesmo:
• Qual a razão da existência de sua empresa?
• Por qual motivo você acorda e vai trabalhar todos os dias?
Para a construção do propósito de sua empresa, você deverá seguir alguns critérios chave para montá-lo:
• Jamais confunda propósito com objetivo;
• Ele deverá vir do coração e não da mente;
• Quanto mais inspirador, melhor;
• Deverá passar um sentimento agradável;
• O foco jamais poderá ser financeiro;
• Transmita-o em poucas palavras;
• E que seja de fácil compreensão;
Lembre-se, o propósito é o que você entrega a seus clientes, independentemente do produto ou serviço que você ofereça, e, quanto mais o seu público perceber e ter afinidade com este propósito, maior será a possibilidade do aumento do interesse de compra e do grau de fidelização destes clientes com sua empresa.
Eduardo Pizzetti
Whatsapp: (48) 9661.3910
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