sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que você vende?

Uma pergunta aparentemente fácil, mas se pararmos para analisar, é um pouco mais complexa do que parece.
Vamos a um exemplo prático, duas lojas que vendem elétrodomésticos: Na Loja A, uma geladeira custa cerca de 30% mais caro que na Loja B, porém você possui a facilidade de pagar em até 18 vezes, ou seja, você está comprando a facilidade de pagamento, você está comprando o prazo.
Em toda venda, o valor não é apenas a lucro diretamente em relação ao produto ou serviço, mas sim vantagens, garantia, ou outros atributos que agregam valor.
Um outro exemplo, uma peça de carro:
a) Se você quebra uma peça, às quatro da manhã em uma estrada deserta, vão cobrar o valor que quiserem, neste caso, estão vendendo a conveniência do atendimento;
b) Esta mesma peça em uma concessionária, vão cobrar a mão de obra e a peça cerca de 30% mais caro do que em outras lojas de peças e serviços, ou seja, estão vendendo conhecimento, confiança e segurança; 
 E sua empresa, o que ela vende?

Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910

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