
Segundo o IEF (Instituto de estudos Financeiros), aproximadamente 50% das pequenas empresas fecham suas portas em até dois anos após sua fundação. Isso devido à falta de planejamento, pois muitas empresas nascem sem o desenvolvimento de um plano de negócios.
Compondo o plano de negócio, existe o plano de marketing, que pode ser usado tanto para as empresas que estão em processo de abertura, quanto as que já operam no mercado, ele apresenta como você pretende vender seu produto/serviço e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do produto/serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade. Destaca ainda a necessidade da interação com os clientes buscando destes respostas para melhoria contínua.
Em suma, o plano de marketing funciona como a receita do bolo, para as empresas que buscam competitividade, pois o mercado por sí só, não garante vendas, mas sim o que sua empresa está fazendo para que a demanda tenham olhares e percepções diferenciadas sobre seus produtos ou serviços.
Uma boa venda, começa com uma boa compra, mas esta compra não é diretamente aquilo que você está vendendo, a primeira boa compra que a empresa deve realizar, é a compra da informação!
Com a informação correta do que deve ser feito, em qual momento e de que forma, é que a operacionalização do negócio se dará de forma mais eficiente e eficaz, otimizando os recursos, possibilitando a melhoria e o investimento assertivo para a conquista de diferenciais competitivos.
Planeje-se, contrate profissionais estrategistas capacitados e perceba a elevação de seus resultados.
Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910
Curta: www.facebook.com/pizzetticonsultoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário