quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Marketing na moda









Para você que faz parte ou possui uma empresa no ramo da moda, responda as seguintes perguntas:
Como e por quem são definidas as estratégias de Marketing dentro da sua confecção?
Existe hoje na sua empresa, um departamento de marketing ou um profissional responsável pelas ações voltadas às estratégias de divulgação de suas coleções?
Você não está contente com os resultados, após um expressivo investimento?

Atualmente, cerca de 90 % das pequenas e médias confecções não possuem qualquer trabalho relacionado ao marketing, o que nos abre duas opções:
-Para os que pensam pequeno: Já que tudo isso não faz nenhum trabalho de marketing, não fará diferença se eu não fizer, assim sobra dinheiro para investir na empresa.
-Para os que pensam grande: Já que tudo isso não faz nenhum trabalho de marketing, vou aproveitar e começar a desenvolver um planejamento incluindo esta questão, assim farei parte dos 10%, garantindo uma imensa diferenciação, eliminando 90% da concorrencia; Concerteza este será um estopim para minha demanda aumentar, e assim poderei investir em um crescimento extremamente planejado e linear da empresa.

Entre os 90% que não investem em marketing, dois dos grandes motivos mais citados, pela qual o investimento não é realizado são:
- Falta de verba para a criação de uma equipe de marketing, contratação de uma agência ou assessoria.
- Centralização das decisões de divulgação e estratégias de marketing nas mãos dos seus proprietários.

A falta de verba, mesmo que um obstáculo de peso, não justifica o fato de não investir no setor, pois atualmente com as diversas opções de linhas de créditos oferecidos pelos bancos, não expandi quem não quer, ou quem está acomodado com sua situação atual.

Já a centralização das descições nas mãos dos proprietários, o que é comum entre as pequenas e médias, tráta-se de uma questão cultural, um obstáculo que precisa ser superado para a otimização dos processos, afinal, muitas obrigações concentradas em uma única ou poucas pessoas, além de exigir exageradamente mais do profissional, o impede de dar a devida atenção a cada serviço, eliminando consideravelmente as chances de boas tomadas de descições.

Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas
pizzetti@gmail.com • 48 9661.3910

Curta: www.facebook.com/pizzetticonsultoria

Um comentário:

  1. Acho que existe um fator preponderante contra o investimento em MKT nesses seus "90%" que é o total desconhecimento da atividade de marketing e/ou das atribuições de um profissional de marketing.
    A grande maioria das indústrias da moda é formada pelas PME e essas ignoram a força e a necessidade de estudos e planejamentos mercadológicos. Ou seja, falta mais inteligência do que dinheiro para investimento de MKT.

    ResponderExcluir