Você sabe o que acontece quando se acrescenta fermento na
massa de um bolo ou pão? A massa cresce. E sabe por que isso ocorre?
Isso ocorre porque o fermento é composto de seres vivos, fungos microscópicos chamados leveduras, que se alimentam de açúcar, liberando gás carbônico e álcool. Quando a massa é aquecida no forno, as leveduras se multiplicam, ingerindo o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. O processo se completa com a citada liberação de gás carbônico - que é o responsável pelo crescimento da massa - e de álcool, que confere sabor ao pão ou bolo.
Mas o que isso tem a ver com empresas e negócios?
Bem, vamos pensar que uma empresa é a massa de um bolo, e que o
lucro é o resultado de uma boa fornada. Qual será o elemento responsável pelo
crescimento ou não deste bolo? Isso mesmo! O fermento. Aquele produto formado
por seres vivos microscópicos.
Em qualquer empresa ou negócio, também existe o fermento, mas ao invés de seres microscópicos, esses seres são bem maiores! Ou seja, o fermento é o que chamamos de equipe e os seres são as pessoas que a formam, e este é o ingrediente principal para que haja – ou não – uma boa fornada.
Em qualquer empresa ou negócio, também existe o fermento, mas ao invés de seres microscópicos, esses seres são bem maiores! Ou seja, o fermento é o que chamamos de equipe e os seres são as pessoas que a formam, e este é o ingrediente principal para que haja – ou não – uma boa fornada.
O velho dilema
A empresa não está gerando o resultado esperado, e em alguns casos, acumulando
prejuízos. Infelizmente esta realidade se torna cada vez mais freqüente
atualmente, decorrente de diversos fatores, tanto em relação às estratégias,
quanto às questões mercadológicas e de consumo. Independente disto, este
cenário coloca, muitas vezes, o empresário entre a cruz e a espada: investir
para sair da situação atual ou reduzir custos para ganhar mais algum fôlego?
A má notícia é que ambas podem ser fatais para a empresa.
A má notícia é que ambas podem ser fatais para a empresa.
Mas como assim, então não há escapatória?
Sabemos que, reduzir custos – isoladamente – não faz a menor
diferença para a empresa, a não ser dar mais algum tempo para respirar. Ou seja,
é adiar por algum tempo seu velório.
Investir também pode ser fatal, caso seja realizado sem planejamento e sem estudo prévio. Seria como cavar a própria cova.
Investir também pode ser fatal, caso seja realizado sem planejamento e sem estudo prévio. Seria como cavar a própria cova.
Um bom Chef de cozinha sabe que para preparar um ótimo bolo, é preciso seguir
sua receita, onde cada ingrediente tem sua participação fundamental para o
resultado final. O mesmo ocorre no ambiente empresarial, trocando apenas o
avental pelo uniforme, o forno pelo computador e a receita pelo planejamento.
NÃO PERCA AS PRÓXIMAS POSTAGENS!
A receita do bolo
Diante desta situação, o empresário precisa entender que só existe um único
meio de sair vitorioso, que é encontrando as soluções para os problemas
enfrentados. E Para isto é preciso:
a) Identificar os problemas, suas causas efeitos;
b) Avaliar o grau de impacto de cada problema identificado;
c) Propor medidas autônomas para cada problema;
d) Planejar a implementação das medidas corretivas;
e) Prestar acompanhamento das ações;
b) Avaliar o grau de impacto de cada problema identificado;
c) Propor medidas autônomas para cada problema;
d) Planejar a implementação das medidas corretivas;
e) Prestar acompanhamento das ações;
É como preparar um bolo.
Não investir é assinar o atestado de óbito
A palavra em si – investimento – já assusta aos mais desavisados. No
entanto, o investimento não tange apenas no âmbito financeiro, mas também em
relação a tempo e energia.
Se o problema é em relação às vendas que não sobem, a solução pode não estar diretamente ligada ao aumento de investimento em marketing e propaganda, mas sim em treinamento da equipe de vendas ou no de alinhamento das políticas comerciais, por exemplo.
Se o problema é em relação às vendas que não sobem, a solução pode não estar diretamente ligada ao aumento de investimento em marketing e propaganda, mas sim em treinamento da equipe de vendas ou no de alinhamento das políticas comerciais, por exemplo.
Seja qual o tipo de investimento – tempo, energia ou
dinheiro – o fato é que a empresa jamais terá a chance de reverter uma situação
ruim sem fazer nada, ou somente “cortando custos”. Sendo que, muitas vezes,
pela falta de entendimento, o empresário acaba cortando um investimento ao invés
de custo, sentenciando sua empresa à falência. É como o preparo errado de uma
receita de bolo, as chances de não sair uma boa fornada é certa!
Reflita e responda
1) Atualmente em sua empresa você corta custos ou investimentos?
2) Você tem investido em sua empresa nos últimos meses?
Eduardo Pizzetti } Soluções Estratégicas
contato@pizzetticonsultoria.com.br - 48 9661.3910

Ótimo artigo grande Eduardo, perfeito para questionar de fato o que os empresários andam fazendo com seu dinheiro! Receita pronta não existe, o que existe é o conhecimento aliado a força de vontade de crescer e fazer acontecer.
ResponderExcluirPerfeita observação: Não há receita pronta.
ResponderExcluirO que existe são ingredientes (conhecimento, dinheiro, coragem, vontade, foco, fé, entre outros). Vai de cada um criar a própria receita para o seu negócio!