sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os 4 P's do sexo feminino


Mulheres sempre encontram prazer em comprar; elas adoram a “comproterapia”! Será que essa máxima, repetida à exaustão pelos homens, tem algum fundo de verdade?
As consumidoras, sobretudo as brasileiras, têm um conjunto de características que ultrapassam as fronteiras dos estereótipos proclamados. Embora o quesito emocional seja extremamente relevante na decisão de compra do consumo feminino, o elemento determinante é a presença dos quatro “Ps” – Pesquisa, paquera, pechincha e prazer.

A pesquisa é onde tudo começa, o momento em que todas as possibilidades e escolhas surgem em meio a uma vasta e emaranhada gama de produtos, é a etapa das descobertas.
A paquera é aquele espaço no qual a sedução que o produto exerce sobre a mulher envolve elementos como a apresentação da loja, abordagem de venda e a adrenalina da novidade, onde a mulher se certifica do custo-benefício do produto; questiona se a paquera tem potencial para se tornar “algo mais”.
A pechincha é o momento em que põe em xeque o “valor”, a qualidade de uma relação até então embrionária. É onde existe uma comparação entre o preço e o valor percebido do produto.
No prazer, a conclusão de um ritual sedutor que envolve emoções complexas e extremamente femininas.

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Embora o emocional esteja presente em cada um dos “Ps”, há muito do racional em cada etapa.
Contudo, um ditado impera – o atendimento de excelência determina e direciona uma venda de qualidade. Peça-chave para a construção de uma relação duradora entre consumidoras e marcas. As mulheres já equivalem a 51% da população brasileira, além de influenciar e inspirar o consumo masculino. E como nada indica que o contrário seja pertinente, é essencial para o sucesso do negócio, entender quais são os elementos que compõem o que as mulheres associam a um bom atendimento. É nesse contexto que entra um quinto “P” – o pré-atendimento.

As mulheres não economizaram elogios ao pré-atendimento, ou seja, aos vendedores que se apresentam com cortesia, colocando-se à disposição para ajudar. A partir dessa apresentação simples e eficaz, esse profissional cede espaço para a “paquera”, para aquele primeiro “P” que desencadeará todo o encantamento que envolve uma experiência de compra perfeita; uma experiência que envolve conquista, prazer, alegria, surpresa.

Mais do que tudo, é preciso abrir mão da lógica cartesiana para entender que o aspiracional feminino pode ser objetivo e prático, sem perder a emoção que permeia cada etapa da compra. Essa é a singularidade feminina, mostrando que o prazer não é inerente a ou um atributo de todo tipo de compra. As mulheres são mais elaboradas do que essa visão simplista. Saiba que a mulher que está paquerando a vitrine pode desistir desse “namoro” a qualquer momento se associar o atendimento ao descaso do objeto de desejo. As mulheres sabem que as paixões são efêmeras.

Eduardo Pizzetti - Soluções Estratégicas

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