segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Pare de rasgar o dinheiro de sua empresa!

Certamente em algum momento você já deve ter parado e se perguntado: “por que minhas vendas não aumentaram da forma esperada, já que fiz investimentos em publicidade e propaganda?”.
Provavelmente sua agência ou o profissional responsável em sua empresa, criou um anúncio bem bonito para os principais jornais das cidades em que sua empresa atua, ou anunciou em revistas para o seu “público alvo”, talvez até fizeram um comercial bem produzido para a TV, e mesmo assim suas vendas não alcançaram aquele resultado que você tanto esperava. Enfim, o retorno não está nem se igualando ao investimento realizado.



Existe um grande mito que é fortemente propagado pelas agências de publicidade, e que você precisa riscar de sua mente, que é o mito da “publicidade é venda”. Esqueça isso! Entenda que publicidade é publicidade, e serve apenas para promover, mostrar, apresentar algo. A venda é outra etapa, que pode ou não ser influenciada pela publicidade, mas tudo dependerá de quão eficiente ela for.
A publicidade nada mais é que uma ferramenta para o seu planejamento de marketing, por isso não deve ser vista como o elixir milagroso que alavancará suas vendas.

Em meus projetos, costumo fazer com que empresas economizem até milhares de reais em publicidade (que certamente não proporcionariam um bom resultado), direcionando estes esforços para ações que de fato geram vendas e lucros, mas isso só é possível coma  crianção de um planejamento.

Rasgando o dinheiro com outdoors

Um grande erro de pensamento por parte da maioria dos empresários é seguir a seguinte lógica: “Um ou alguns outdoors em pontos de grande movimento poderá gerar maiores resultados, uma vez que muitas pessoas estarão vendo minha marca.Errado!
Vamos pensar da seguinte forma: Imagine um coral onde todos estão cantando no mesmo tom. Fica difícil você identificar alguma voz específica entre todas as outras, não é mesmo? E mesmo que seja ouvida alguma voz mais agradável, existem muitas outras que confundirão sua audição. O mesmo ocorre com os outdoors, embora possuam formatos, cores e dimensões diferentes, por existirem dezenas, e às vezes centenas, em um raio de poucos quilômetros, essa enxurrada de propaganda terá pouca eficiência frente a todos que o verão.

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Para os dias atuais, este tipo de mídia é extremamente ineficiente para ações institucionais, ou para fortalecimento de marcas, elas funcionam um pouco melhor para divulgações específicas, como anúncios de liquidações, anúncios de festa, lançamentos, e similares.
Mas é imprescindível avaliar o custo benefício, além de outras questões estratégicas como, por exemplo: os outdoors estão muito longe de sua empresa? Estão conversando com o público certo? Estão utilizando a linguagem correta? Etc...

Rasgando o dinheiro com anúncios em jornais e revistas

Esta forma de rasgar dinheiro é a mais comum, largamente utilizada por milhares de empresas. É um verdadeiro desperdício financeiro em massa!

A lógica – erroneamente utilizada – é similar à utilizada na escolha dos outdoors: “Uma revista ou jornal de grande circulação terá maior probabilidade de sucesso para minha empresa, pois muitas pessoas a verão.Errado! Outra vez.
Sim, algumas pessoas verão sua marca, isso é indiscutível, mas a que ponto essa visualização rentabilizou uma venda ou agregou valor de sua marca a essa pessoa? Além do mais, será impossível mensurar o resultado caso não haja a realização de ações específicas posterior aos anúncios.

Outra questão importante a ser levada em consideração, é que um anúncio super produzido, mega criativo e inserido no maior jornal ou a maior revista, não quer dizer absolutamente nada, pois antes de tudo é preciso saber onde seu consumidor está, o que ele costuma ler e com qual freqüência.

Mas o ponto mais importante a ter em mente, é que na vasta maioria das vezes, as pessoas buscam o jornal ou revista para se informar, afinal, esta é sua finalidade, ou seja, as pessoas lêem notícias e matérias, e não propagandas! Por que rasgar dinheiro desta forma?
Nestes veículos, é infinitamente mais assertivo aparecer como notícia, e não como anunciante.

Ok, como eu faço para não rasgar meu dinheiro em ações sem resultados?

Qualquer ação ou medida realizada de forma aleatória, sem um planejamento prévio, dependerá exclusivamente da sorte. A maneira mais eficaz para evitar esta condição é a realização de um planejamento de marketing, onde será possível identificar e determinar, principalmente, aspectos sobre quem é seu cliente, seu público, e partir deste ponto, todos os esforços poderão ser realizados de forma mais assertiva, por exemplo:

• De que adianta colocar outdoors na região X, se o seu público é da região Y?
• Por que realizar anúncio em jornal, se o seu público não o lê?

Em meus projetos, não costumo abolir o uso da publicidade, pois, bem planejada, ela pode sim dar bons resultados. Mas isso só possível devido ao planejamento de marketing que realizo antes de iniciar qualquer conjunto de ações, afinal, qualquer esforço tem que valer a pena e gerar resultados no mínimo satisfatórios, caso contrário, não vale a pena perder tempo, e muito menos, dinheiro!

Conclusão

Diante desta rápida analise, com base nas premissas que permeiam as estratégias e o modo de pensar das maiores empresas e estrategistas do mundo, podemos concluir que:

• Publicidade não é venda;
• Publicidade sem planejamento é como rasgar dinheiro;
• Publicidade só gera resultado positivo se estiver ligada a um planejamento de marketing;
• A realização de ações planejadas é o único modo de ganhar dinheiro sem depender exclusivamente da sorte.

Ao invés de desperdiçar milhares de reais com a realização de ações aleatórias ou mal planejadas, invista na planejamento de marketing e estratégico de seu negócio, pare o quanto antes de rasgar dinheiro.

Lembre-se: Para alcançar sucesso é preciso trabalhar duro, mas o trabalho planejado torna o trabalho duro mais fácil e certeiro.

Eduardo Pizzetti } Consultor Estratégico Empresarial

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